Gengivite na gravidez
Durante a gravidez, é importante manter um estilo de vida saudável. Mulheres grávidas precisam ter uma alimentação saudável e balanceada, praticar exercícios regularmente, de acordo com a necessidade de cada trimestre, e evitar hábitos como tabaco e álcool.
Também é importante manter os dentes limpos. Durante a gravidez, as flutuações hormonais podem afetar sua resposta às bactérias da placa bacteriana, aumentando o risco e a gravidade da doença gengival.
Gengivas inchadas e sangrando durante a gravidez
Muitas gestantes apresentam uma condição chamada gengivite gestacional. Ela geralmente ocorre durante o segundo trimestre, coincidindo com o aumento dos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona. Há também uma mudança no tipo de bactéria para aquelas associadas à doença periodontal e à perda óssea.
O tecido gengival pode ficar vermelho vivo, brilhante e inchado, além de sangrar fácil e excessivamente. Muitas vezes, essas alterações estão associadas à higiene bucal inadequada, mas podem ocorrer até mesmo em mulheres que praticam uma boa higiene bucal.
O tecido gengival pode ficar vermelho vivo, Mudanças nas técnicas de higiene bucal e cuidados odontológicos profissionais podem ajudar a melhorar ou resolver o problema. Em alguns casos, a gengivite gestacional pode persistir até o final da gestação ou até após o parto, quando os níveis hormonais retornam ao normal. e inchado, além de sangrar fácil e excessivamente. Muitas vezes, essas alterações estão associadas à higiene bucal inadequada, mas podem ocorrer até mesmo em mulheres que praticam uma boa higiene bucal.
Cuidados com a saúde bucal durante a gravidez
Se você está grávida ou pensando em engravidar, é importante agendar uma consulta com seu dentista para avaliar sua saúde bucal.
Durante a gestação, sua rotina de cuidados tradicional pode não ser suficiente para prevenir a gengivite gestacional.
Além da escovação, é fundamental limpar entre os dentes e abaixo da linha da gengiva, removendo as bactérias e toxinas que irritam as gengivas e causam inflamação.
Incluir o JetFloss na sua rotina diária é uma das formas mais rápidas e eficazes de melhorar sua saúde bucal.
Estudos clínicos mostraram que o uso do JetFloss em conjunto com a escovação é mais eficaz que o fio dental na redução do sangramento gengival e na remoção da placa bacteriana.
Desenvolver uma boa higiene bucal durante a gravidez ajuda a prevenir a gengivite gestacional e também contribui para criar hábitos positivos que vão influenciar a saúde oral do seu filho — desde a infância até a vida adulta.